Como implementar o endomarketing em sua empresa

25/04/2018

Muito se tem falado sobre o endomarketing e sua importância dentro das empresas. Porém muitas pessoas ainda pensam que ele é igual a comunicação interna, apesar de serem próximos, eles não são iguais e um não substitui o outro.

Por isso antes de aprofundar no tema, vamos esclarecer a diferença entre a comunicação interna e o endomarketing. Na primeira o objetivo informar e esclarecer dúvidas, normalmente são utilizados os canais oficiais da empresa para que as informações cheguem ao colaborador. Já no endomarketing o objetivo é que os colaboradores sejam convencidos e engajados a agir de uma determinada maneira pois é bom para eles e para empresa, a uma relação direta e próxima.

Agora que você já tem uma ideia do que deve buscar com endomarketing vamos aprofundar e dar algumas dicas de como implementá-lo na sua empresa. Confira!

O endomarketing

O endomarketing são um conjunto de ações que buscam melhorar o ambiente de trabalho, a integração entre os funcionários e o engajamento. Hoje, é uma das ferramentas mais eficaz para reduzir o turnover, além de auxiliar na captação dos profissionais mais qualificados no mercado para sua empresa.

A equipe que compõe uma empresa é, na verdade, o primeiro cliente desta organização. Uma vez que é essa equipe que vai ser responsável pelo sucesso ou fracasso da empresa. Quando se tem uma série de colaboradores que sentem frustrados, desmotivados suas ações refletem diretamente no resultados que são entregues aos clientes.

Quando o colaborador gosta da atividade que exerce, está em um lugar em que se sente bem e que permite que ele execute suas funções, ele produz mais pois, ele valoriza a empresa, e entrega o melhor resultado da melhor maneira, assim ele e a empresa crescem juntos. É por isso que o endomarketing vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações. Uma empresa que busca ter um alto rendimento tem que ter funcionários e clientes satisfeitos.

Marketing + RH

Para ter uma estratégia de endomarketing de sucesso as equipes do Marketing e do Recursos Humanos devem trabalhar juntas.

O RH é área onde é possível encontrar uma maior quantidade e variedade de dados sobre os profissionais de uma empresa. Ele é normalmente o responsável pela pesquisa de clima, análise dos diferentes perfis presentes na empresa, conhece as reivindicações dos colaboradores de uma forma geral.

A equipe de Marketing deve, em conjunto com RH, analisar os dados levantados e traçar uma estratégia que atenda ao mesmo tempo as reivindicações do colaboradores e leve ao aumento do engajamento dos profissionais.

Para que a estratégia seja mais assertiva, busque não focar ações que sejam muito específicas, quando se pensa em uma abordagem mais aberta a chance de acertar é maior.

Como implementar

Agora vamos dar algumas dicas práticas de como você pode começar a executar o endomarketing na sua empresa.

1. Comunique:

Pode parecer uma coisa óbvia, mas muitas empresas não têm uma estrutura de comunicação efetiva com os seus colaboradores.

Analise o perfil dos colaboradores e escolha onde a comunicação será efetiva. E-mails semanais, grupos no WhatsApp, murais, jornais impressos, informativos, e-mails, caixas de sugestões.

Se você tem pessoas de gerações diferentes talvez o ideal seja ter mais de um canal de comunicação. Não se prenda aos padrões, deixe seus colaboradores esclarecerem as dúvidas quem não conhece algo não pode defendê-lo.

2. Motive:

Não há nada melhor para motivar uma pessoa do que saber que alguém acredita nela. Se trocarmos uma pessoa por empresa, o efeito será o mesmo, se não maior.

Apoie e motive seus colaboradores a buscarem um crescimento pessoal e/ou profissional. Quanto maior for a base de conhecimento dos colaboradores, maior será a criatividade deles diante dos desafios diários.

3. Integre:

Quanto mais próximos seus colaboradores estiverem dos valores e missão, mais eles vestiram a camisa, e entenderão pelo que estão trabalhando. Cuide para que os objetivos da empresa não se percam nas atividades do dia a dia.

Outra maneira de trabalhar a integração é estimular que os funcionários façam atividades que têm em comum juntos como, por exemplo, o inglês. Isso proporciona que o vínculo das pessoas vá além do local de trabalho.

4. Beneficie:

Existe hoje no mercado uma série de empresas que oferecem parcerias que irão trazer benefícios a seus colaboradores. Os serviços oferecidos vão de academias, alimentação saudável, cursos a distância ou presencial, cupons de desconto em serviços de estética e saúde.

O tipo de serviço oferecido pela sua empresa permite horário flexível ou home office? Comece a praticar hoje mesmo! Esse tipo de benefício traz para o colaborador a sensação de que a empresa confia nele, pois sai do padrão de horário e local e demonstra que o foco da empresa é a produtividade.

5. Elogie e agradeça:

Hoje temos visto que não é apenas dinheiro que as pessoas buscam. Elas querem ser reconhecidas e valorizadas. Crie uma política junto aos gestores que incentive os elogios, logo será um hábito, e você terá um ambiente onde o respeito é incentivado.


Fonte: Solides

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Headhunter é um termo em inglês que significa "caçador de cabeças", ele seleciona os melhores profissionais do mercado em áreas executivas, aliando as necessidades da empresa com a qualificação do profissional. Ele se torna um mediador entre empresa e profissional.

Muito se tem falado sobre o endomarketing e sua importância dentro das empresas. Porém muitas pessoas ainda pensam que ele é igual a comunicação interna, apesar de serem próximos, eles não são iguais e um não substitui o outro.